Chat GPT e a Transformação Digital na Escola

A transformação digital afetou muitas áreas da sociedade e a educação não é uma exceção. A escola está passando por um processo de adaptação para aproveitar as tecnologias digitais e oferecer uma experiência de aprendizado mais eficiente e inovadora. Esta inovação trará grande impacto no dia a dia do aprendizado. Professores, Alunos e Gestores terão que se atualizar na sua forma de conduzir os processos de aprendizagem.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a transformação digital impactará a escola:

Acesso à informação: A internet permitirá, muito mais do que hoje, que os alunos acessem uma quantidade infinita de informações e recursos educacionais. Os estudantes poderão fazer pesquisas, ler livros digitais, assistir palestras online e interagir com especialistas em diferentes campos. Isso amplia o alcance do aprendizado e oferece oportunidades de explorar além do currículo tradicional.

Aprendizado personalizado: As tecnologias digitais permitirão que os educadores personalizem a experiência de aprendizado para atender às necessidades individuais dos alunos. Com base em estimativas e análises de dados, os professores poderão identificar as áreas de dificuldade dos alunos e fornecer recursos e atividades direcionadas para ajudá-los a superar os desafios.

Recursos interativos e multimídia: Os recursos digitais, como vídeos, simulações, jogos educacionais e realidade virtual, tornarão o aprendizado mais envolvente e interativo. Essas ferramentas ajudam os alunos a visualizar conceitos abstratos, vivenciar situações do mundo real e participar ativamente da construção do conhecimento.

Colaboração e comunicação: As tecnologias digitais facilitarão a colaboração entre alunos e professores, independentemente da localização física. Por meio de plataformas de aprendizado online, fóruns de discussão, videoconferências e compartilhamento de documentos, os alunos poderão colaborar em projetos, trocar ideias e receber feedback em tempo real.

Gerenciamento de tarefas e avaliação: As escolas adotarão sistemas de gerenciamento de aprendizado que permitirão aos monitores atribuir e avaliar tarefas online. Isso simplifica o processo de coleta de trabalhos dos alunos, fornecerá feedback imediato e automatizará algumas tarefas administrativas, liberando mais tempo para os educadores se concentrarem no ensino.

Ensino híbrido e aprendizado online: A pandemia da COVID-19 acelerou a adoção do ensino híbrido e do aprendizado online. As escolas combinarão aulas presenciais com aulas online, permitindo maior flexibilidade e adaptabilidade. Os alunos poderão acessar materiais de aula, participar de discussões online e realizar atividades práticas, mesmo quando não estão fisicamente presentes na escola.

No entanto, é importante lembrar que a transformação digital na escola não é apenas sobre a adoção de tecnologias, mas também sobre a formação de professores e a criação de um ambiente de aprendizado que deve promover habilidades essenciais, como pensamento crítico, colaboração, criatividade e sociabilidade.

Embora a transformação digital traga muitos benefícios, também apresenta desafios, como a necessidade de garantir acesso igualitário às tecnologias, a segurança dos dados dos alunos e a competência digital dos educadores. Portanto, é fundamental que as escolas desenvolvam estratégias abrangentes e garantam a prática do aprendizado com muita excelência.

A Inteligência Artificial é uma realidade e se faz urgente, para nós, educadores, capacitar-nos e ter uma mente aberta para o futuro próximo que virá.

É necessário, como Gestores da Educação, prover ferramentas que capacitem, além dos Professores (que são a peça chave neste processo), também toda a equipe escolar, visando uma maior interação no aprendizado para que todos possam se beneficiar das tecnologias em todos os níveis.

Deverá haver um monitoramento importante quanto ao desenvolvimento social e emocional de cada aluno, para que o mesmo tenha relações que visem seu desenvolvimento intelectual, valores éticos e morais, uma visão de mundo e de profundo coleguismo para que sua individualidade não o destrua.

Esta análise é para que possamos, juntos, refletir sobre como as escolas confessionais contribuirão neste futuro próximo. Afinal, as escolas que não pensarem e absorverem o novo serão escolas sem futuro.



Mario J. Castelani

Diretor Geral do Colégio Batista da Penha – SP