No Ensino Médio propomos a formação geral, o desenvolvimento das pesquisas, a busca, análise e seleção das informações; o incentivo em aprender, criar, reformular ao invés de simples exercícios de memorização, preparando jovens e adolescentes para a vida adulta e suas implicações: a escolha profissional, a responsabilidade civil, a consciência da cidadania e outras determinações.
Horário de aulas:
- Período Matutino – das 7h05 às 13h15
Obs.: As aulas são ministradas, de acordo com o Calendário Escolar, de 2ª a 6ª feira, havendo sábados com atividades obrigatórias.
Faixa Etária:
OBJETIVOS GERAIS DO CURSO – LÍNGUA PORTUGUESA – Ensino Médio
- Criar situações para que o aluno perceba que o ensino de Língua Portuguesa é entendido como a própria linguagem posta em ação;
- Levá-lo a perceber que a compreensão da língua é uma forma específica de interagir com o mundo;
- Oportunizar ao aluno um entendimento melhor de si mesmo por meio da linguagem;
- Reconhecer o papel da linguagem na criação estética, na construção de relações humanas significativas e no desenvolvimento da compreensão das relações sociais;
- Possibilitar a reflexão e o senso crítico;
- Desburocratizar o ler, o escrever e o falar, garantindo o efetivo domínio das atividades verbais e o contato vivo com o fazer literário;
- Refletir sobre a comunicação e os meios de comunicação de que o homem dispõe para se comunicar e reconhecer neles formas de ser, viver e conviver;
- Desenvolver estratégias de leitura.
OBJETIVOS GERAIS DO CURSO – MATEMÁTICA e FÍSICA – Ensino Médio
- Consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental;
- Preparação básica para o trabalho e a cidadania.
- Aprimoramento do educando como ser humano.
- Compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos.
- Destacar a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes e o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura.
- Adotar metodologia de ensino e avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes.
- Organizar os conteúdos, metodologias e formas de avaliação de tal modo que, ao final do Ensino Médio, o aluno demonstre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna e o conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.
- Desenvolver a representação e comunicação em ciências da natureza e suas tecnologias.
- Desenvolver a capacidade de questionar processos naturais e tecnológicos, apresentando interpretações e prevendo evoluções.
OBJETIVOS GERAIS DO CURSO – QUÍMICA e BIOLOGIA – Ensino Médio
Levar o aluno a:
- A integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação , e o de ter uma visão de totalidade – pelo próprio modo como a natureza se comporta e a vida se processa.
- Fornecer subsídios que estimule a análise, a capacidade de compor dados, informações e argumentos, dando significado a conceitos científicos básicos, como sistema, energia, transformação, vida, hereditariedade, tempo e espaço.
- Estimular a observação e compreensão da realidade em que vivemos , adquirindo assim, uma compreensão de mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo integrante e participativo do Universo.
- Buscar, no cotidiano , meios para formalizar e interpretar relações que se estabelecem no meio e nos objetivos construídos pela humanidade.
- Buscar a consciência e a criticidade necessárias para entender a influência que sofremos e provocamos no Meio.
- Perceber que a Química participa do desenvolvimento científico-tecnológico.
OBJETIVOS GERAIS DO CURSO – HISTÓRIA – Ensino Médio
- reconhecer algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outras localidades, no presente e no passado;
- identificar as descendências das pessoas que pertencem à sua localidade, quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais;
- identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;
- utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas;
- valorizar as ações coletivas que repercutem na melhoria das condições de vida das localidades;
- compreender o conceito de tempo histórico, dimensionando-o em diferentes instâncias ( tempo biológico, psicológico, institucionalizado );
- desenvolver a formação da cidadania, numa perspectiva eu-indivíduo, eu-elemento de um grupo e eu-outro, articulada à reflexão;
- compreender os sujeitos da história enquanto agentes de ação social.
OBJETIVOS GERAIS DO CURSO – SOCIOLOGIA – Ensino Médio
Os objetivos gerais do curso da área de Sociologia, ao longo da 2ª série do ensino médio , deverá capacitar os alunos a :
- Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as explicações das Ciências Sociais amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum;
- Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas;
- Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a visão de mundo e o horizonte de expectativas, nas relações interpessoais com os vários grupos sociais
- Construir uma visão mais crítica sobre a indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do marketing enquanto estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor;
- Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade,
- enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual;
OBJETIVOS GERAIS DO CURSO – INGLÊS – Ensino Médio
O ensino do inglês para o Ensino Médio tem por objetivo introduzir o idioma ao aluno de forma a não criar bloqueios ou rupturas no aprendizado da língua, para que o aluno desenvolva o gosto pelo idioma e assim aprenda a se comunicar de maneira simples mas eficaz.
Isso se dá por meio da conscientização sobre a importância e necessidade do idioma e contextualização deste, fazendo com que o aluno perceba que o inglês está presente no seu dia-a-dia.
Esses são meios facilitadores para a formação de pessoas mais conscientes, questionadoras, reflexivas sobre questões que envolvam ética, com maior conhecimento sobre pluralidade cultural, conhecimento de si próprio e do meio em que vive, uma vez que também estamos preparando o aluno para o ingresso e vida acadêmica.
OBJETIVOS GERAIS DO CURSO – ARTE – Ensino Médio
Possibilitar ao aluno uma experiência sensível com o mundo e com a vida através do conhecimento das diversas manifestações artísticas e culturais pelas diversas formas de expressão de linguagens artísticas estimulando o pensamento crítico e reflexivo.
OBJETIVOS GERAIS DO CURSO – EDUCAÇÂO FÍSICA – Ensino Médio
- Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros;
- Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade, solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência;
- Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições dignas;
- Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais e de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão;
- Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito;
OBJETIVOS GERAIS DO MODULAR DE MATEMÁTICA – Ensino Médio
- No ensino médio, a Matemática apresenta um valor formativo, além de desempenhar um papel instrumental. No aspecto formativo, ajuda a estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo, contribuindo para o desenvolvimento de processos cognitivos e a aquisição de atitudes. Por este ângulo, leva o aluno a desenvolver sua criatividade e capacidade para resolver problema, criar o hábito de investigação e confiança para enfrentar situações novas e formar uma visão ampla e cientificada realidade.
- No que diz caráter instrumental, a Matemática deve ser vista como um conjunto de ferramentas e estratégias para serem aplicadas outras áreas do conhecimento, assim como para a atividade profissional. É preciso compreender a Matemática como um sistema de códigos e regras que a torna uma linguagem de comunicação de idéias, permitindo, ao indivíduo, interpretar e modificar a realidade que o cerca.
- Além destes dois enfoques-formativo e instrumental-, a Matemática também deve ser vista como ciência, com suas características estruturais específicas. É fundamental que o aluno perceba que as demonstrações, definições e encadeamentos conceituais e lógicos têm o objetivo de construir novas estruturas e conceitos, além de validar intuições e dar sentido às técnicas aplicadas.