Dica do Capelão
Mês das Mulheres
08 de Março – Dia Internacional das mulheres; é uma referência para as discussões do papel e dos direitos das mulheres na sociedade.
Tempo de refletir sobre incidentes do passado – como a repressão violenta de 1857 em Nova York, o incêndio em 1911 na fábrica Triangle Shirtwaist Company com a morte das operárias – fatos estes que motivaram a escolha e a ratificação desta data pela ONU em 1975, mas, não somente isto, ainda há a falta de espaço na educação, na política, a violência e abusos diversos tanto dentro como fora de casa, e talvez nos falte o espaço para detalhar o quanto as mulheres foram reprimidas, discriminadas e oprimidas na história.
Porém, não somente para discussões, mas também para ações, ações práticas de amor, graça, respeito e justiça, como observamos em JESUS.
Jesus é aquele que melhor valorizou e defendeu as mulheres, é aquele que as criou, que as ama, que por elas morreu e ressuscitou, Jesus é o exemplo humano de valorização das mulheres. E isto não ocorre apenas nos discursos ou no campo das ideias, todavia, na pratica o vemos:
- Consolando uma mãe que chorava a morte do filho na cidade de Naim – (Lc 7.7-14);
- Acolhendo e não recriminando uma mulher acusada e discriminada por seus erros – (João 8.3-12)
- Curando outra mulher que humilhada, expropriada por médicos se rastejava ao chão até tocá-lo – (Mc 5.25-34)
- Confiando em uma Maria – dentre tantas, a mensagem mais poderosa da história da humanidade – (Lc 24.1-10)
- Amparando uma viúva em sua velhice ao indicar a responsabilidade dos cuidados ao seu amigo próximo – (João 19.26)
Não apenas no mês de Março, mas a cada dia, a cada manhã, lembremos com carinho, zelo e respeito daquelas que foram e são amadas do Senhor Jesus!
Feliz dia das mulheres;